Facebook Like Box

Total Pageviews

Powered by Blogger.

Marcadores

Search

05 September 2006

.:: 8


Há uns fins de semana atrás e na senda da minha aclimatação á cultura catalã, a minha moça levou-me a uma festa tradicional numa aldeola chamada Arboç. Primeiro, exibição de Diables. Uns miúdos vestidos com umas sacas de serrapilheira pintadas com criaturas fantásticas e que normalmente passam pelas ruas a rebentar petardos. (mas a rebentar á grande .. nada das mariquices que nós temos no carnaval... aqui, miúdos de 5 anos rebentam petardos que partem vidros de lojas. E são os pais que lhes oferecem petardos cada vez mais barulhentos e destruidores). Desta vez os Diabos apenas diziam umas estrofes de enxovalhamento do presidente da câmara .. que tinham a 2/3 metros de distância a ouvir tudo com um sorriso amarelo torrado. Depois a exibição de Castells. Castelos humanos que alguma vez já viram na televisão ou em qualquer lado. Parece que os grupos em actuação eram o Real Madrid e o Barcelona dos Castells. Molt Ninja. No final da actuação de um dos grupos .. viu-se que iam arriscar algo difícil .. então um velhote veio, agarrou-me pelo braço e meio aos berros meio dizendo qualquer coisa que eu não decifrava levou-me para a base do grupo dele. Quando estava no meio do pessoal percebi que era por sêr alto, forte e espadaúdo. O ideal para ter 2 ou 3 malucos com os pés nos meus ombros. Estavam 3 televisões e 2 rádios a cobrir o evento. Um dos jornalistas que estava escreveu isto na sua página:

«Ha estat el millor pilar de vuit que s'ha fet en la història dels castells. Molt sobrat». Així de contundent va ser el cap de colla dels Castellers de Vilafranca, Lluís Esclassans, a l'hora de valorar el magnífic espadat que la colla va plantar ahir en la diada de festa major de l'Arboç.

O melhor Pilar de Oito da história dos Castells (que tem pelo menos duas centenas de anos) .. o melhor! E eu estava lá... Sou ou não sou bom? Entram os Xutos : "Como consegues sêr tão booommm .. és sem dúvida o Maior!"

ps. Pedro no final da seta improvisada no Paint
author
Jake Simms
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt utlaoreet dolore.